sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Etapa O Predouzo a Santiago de Compostela


Dia: 21/10
Percurso:  24 KM iniciando  por estrada secundária, mas praticamente todo o restante em trilhas do caminho.
Clima: temperaturas amenas e poucas nuvens.

Duração: saída 6:30 chegando  as 14:00 horas em Santiago de Compostela.
Hospedagem: Hotel com diária de 20 Euros sem café da manhã.
Comentários:  A movimentação de peregrinos as 5:00 hr da manhã nos fez acordar e resolvemos iniciar o percurso ainda muito escuro. Em poucos quilômetros resolvemos utilizar a trilha e também pela primeira vez as lanternas, transformando os peregrinos em serem crianças com seus novos brinquedos. Em pouco tempo já estávamos passando pelo aeroporto de Santiago e em seguida chegamos ao Monte do Gozo onde inicialmente planejamos pernoitar. É comum neste local ser o ultimo descanso dos peregrinos, com o objetivo de no amanhecer percorrer os 5 KM  restantes até Santiago para participar da missa. Aqui a estrutura de Albergue é imensa, podendo acomodar mais de 1.500 pessoas.  Passando o Monte do Gozo já se tem a primeira vista de Santiago e a emoção da chegada começa a tomar conta. A trilha urbana é marcada pela concha nas calçadas levando até a Catedral. Alguns moradores tem o costume de aplaudir ao passar por peregrinos.  Chegada festiva e muito emotiva, muitas fotos e a certeza do objetivo alcançado. Em seguida colocar o ultimo carimbo na credencial de peregrino, retirar o Certificado do Caminho de Santiago e também do Certificado referente aos 800 anos de peregrinação de São Francisco de Assis. Para o dia seguinte ficam reservadas as emoções da Missa dos Peregrinos.








Monte do Gozo









Etapa Arzúa a O Predouzo



 Dia: 20/10

Percurso:  19 KM praticamente todo pelas trilhas do caminho.

Clima: amanhecer com neblina baixa que escondia a cidade, muito sol mas com temperaturas amenas durante o resto do dia.

Duração: saída as 10:00 hr chegando as 14:00 hr em O Pedrouzo.

Hospedagem: Albergue com instalações boas, diária de 8 Euros.
Comentários:  Caminhada leve, por trilhas bem arborizadas, muito movimento de peregrinos. A noite os bares lotados e muita festa, muitos peregrinos das mais diversas origens e também dos caminhos mais diversos, como por exemplo uma dupla de francesas que estavam percorrendo 2.500 KM desde o interior da França.













Etapa Sobrado dos Monxes a Arzúa



 Dia: 19/10

Percurso:  22 KM com a maioria do percurso pelas trilhas do caminho.

Clima: dia de muito sol, mas de temperaturas amenas.
Duração: saída as 9:00 hr chegando as 14:00 em Arzúa.
Hospedagem: Hostal integrado ao albergue, 15 Euros a diária.
Comentários:  Percurso muito bonito e arborizado, caminhada leve. Arzúa é o ponto de encontro do Caminho do Norte com o Caminho Francês, o que proporciona o encontro de uma grande quantidade de peregrinos, quase todos oriundos do Caminho Francês. O albergue dispunha de maquinas de lavar e secar, então aproveitamos para colocar a roupa em dia. A noite vários restaurantes/pulperias especializados  em servir polvo, quem provou gostou.  Aqui encontramos novamente a família espanhola reunidos em mesa de bar.








Etapa Baamonde - Guitiriz - Teixeiro - Sobrado dos Monxes



Dia: 18/10

Percurso:  trecho de 40 KM, quase na sua totalidade por estrada secundária

Clima: chuva fina pela manhã, nublado o restante do dia. Temperatura amena.
Duração: saída de Baamonde as 6:30 chegando as 17:00 hr em Sobrado dos Monxes.
Hospedagem: Albergue do Monastério, 10 Euros a diária. Local privilegiado pela sua construção e história, infraestrutura boa. Utilizamos a cozinha para o jantar e café da manhã.
Comentários:  Percurso difícil pela sua extensão, poucos aclives, alguns pequenos trechos de trilhas, tempo nublado foi favorável para evitar maior desgaste. Encontramos com uma família espanhola de 5 integrantes com que fizemos uma bela amizade e que muitas outras vezes nos encontraríamos pelo caminho.








quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Etapa Vilalba a Baamonde



Dia: 17/10


Percurso:  22 KM alternando estradas secundárias e trilhas.

Clima: dia ensolarado com poucas nuvens.

Duração: saída as 9:00 hr chegando em Baamonde as 13:30 hr.

Hospedagem: em albergue com ótimas instalações e a 8 Euros a diária.

Comentários:  trecho muito leve, sem muitos pontos de interesse. O albergue impressionou pela organização e estrutura, aproveitamos para lavar e secar roupas. Com cozinha a disposição, optamos por fazer a janta e o café da manhã no próprio albergue.
 











Etapa Ribadeo - Mondonedo - Abadin - Vilalba


Dia: 16/10


Percurso:  O trecho 35 KM de Ribadeo a Mondonedo foi realizado de ônibus. O trecho de 12 KM de Mondonedo a Abadin foram realizados a pé e os últimos 20 KM até Vilalba foi de ônibus.

Clima: Chuvas fortes

Duração:  saída as 6:30 de Ribadeo chegando as 7:30 em Mondonedo. Saida de Mondonedo as 8:00 hr chegando a Abadin as  14:00.  Saida de Abadin as 16:30 chegando as 17:00 hr em Vilalba.

Hospedagem: Hotel a 20 Euros a diária sem café da manha.

Comentários:  A opção de fazer o trecho de Ribadeo a Mondonedo de ônibus foi para compensar o pernoite a mais em Ribadeo.  Já na saída de Mondonedo a chuva era forte, assim optamos em de utilizar a estrada em função das trilhas estarem com muita lama. Os primeiros 10 KM foram muito difíceis em função da chuva e pelo trecho ser totalmente em subida.  Não tinha pontos de parada para abrigar da chuva, o que encharcou as botas e as roupas, mesmo com o uso de capas protetoras. Não havendo condições de continuar a caminhada, utilizamos o ônibus para chegar até Vilalba. Chegando a primeira providencia foi estender as roupas molhadas e colocar folhas de jornal dentro das botas para retirar o excesso de agua, o que funcionou perfeitamente.

A partir de Vilalba restam 100 KM para Santiago de Compostela, que devem ser percorridos a pé, para que o certificado tenha validade, pelo menos validade moral.