domingo, 2 de novembro de 2014

Despedida de Madri

De volta a Madri, uma visita aos ponto que ficaram pendentes na estadia anterior:  Mercado de SanMiguel, Palácio Imperial, Catedral de Almudena, Plaza Mayor e o almoço de encerramento no Botin.

Madri foi um bônus da viagem, mas também uma surpresa muito agradável, aqui também fica a certeza de um retorno em breve.  Agora  é retornar para a família e para casa para matar as saudades.













Missa do Peregrino - Final do Projeto


Dia: 22/10

Dia muito especial, as 12:00 hr missa do Peregrino na Catedral de Santiago de Compostela. Igreja cheia, muita energia, não tem como não se emociar. Cânticos ao som  de órgão e o  o ritual do "botafumeiro".  Trata-se de um incensário gigantesco, com mais de cinquenta quilos, que, acionado por um grupo de seis homens ("tiraboleiros") por meio de um mecanismo de roldanas, balança como um pêndulo entre as faces norte e sul da Catedral, espalhando sua fumaça num verdadeiro espetáculo de pirotecnia. Também na igreja se  realiza  o abraço ao Apóstolo que por uma parte representa o cumprimento da promessa feita a Santiago de visitar seu túmulo, e por outra, o propósito de aproximação mais profunda da mensagem cristã que ele nos transmitiu. Debaixo do altar, em uma urna de prata, está o túmulo de Santiago onde descansam os restos do Apóstolo junto com os de seus discípulos São Atanásio e São Teodoro. 

Cumprido todo o ritual, fica o sentimento de ter alcançado os objetivos estabelecidos, e deixando muita saudade de todos estes dias de convivência com os parceiros Vânio, João e Ademir. Também fica uma semente plantada para quem sabe uma volta em breve, agora pensando no caminho completo.













sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Etapa O Predouzo a Santiago de Compostela


Dia: 21/10
Percurso:  24 KM iniciando  por estrada secundária, mas praticamente todo o restante em trilhas do caminho.
Clima: temperaturas amenas e poucas nuvens.

Duração: saída 6:30 chegando  as 14:00 horas em Santiago de Compostela.
Hospedagem: Hotel com diária de 20 Euros sem café da manhã.
Comentários:  A movimentação de peregrinos as 5:00 hr da manhã nos fez acordar e resolvemos iniciar o percurso ainda muito escuro. Em poucos quilômetros resolvemos utilizar a trilha e também pela primeira vez as lanternas, transformando os peregrinos em serem crianças com seus novos brinquedos. Em pouco tempo já estávamos passando pelo aeroporto de Santiago e em seguida chegamos ao Monte do Gozo onde inicialmente planejamos pernoitar. É comum neste local ser o ultimo descanso dos peregrinos, com o objetivo de no amanhecer percorrer os 5 KM  restantes até Santiago para participar da missa. Aqui a estrutura de Albergue é imensa, podendo acomodar mais de 1.500 pessoas.  Passando o Monte do Gozo já se tem a primeira vista de Santiago e a emoção da chegada começa a tomar conta. A trilha urbana é marcada pela concha nas calçadas levando até a Catedral. Alguns moradores tem o costume de aplaudir ao passar por peregrinos.  Chegada festiva e muito emotiva, muitas fotos e a certeza do objetivo alcançado. Em seguida colocar o ultimo carimbo na credencial de peregrino, retirar o Certificado do Caminho de Santiago e também do Certificado referente aos 800 anos de peregrinação de São Francisco de Assis. Para o dia seguinte ficam reservadas as emoções da Missa dos Peregrinos.








Monte do Gozo









Etapa Arzúa a O Predouzo



 Dia: 20/10

Percurso:  19 KM praticamente todo pelas trilhas do caminho.

Clima: amanhecer com neblina baixa que escondia a cidade, muito sol mas com temperaturas amenas durante o resto do dia.

Duração: saída as 10:00 hr chegando as 14:00 hr em O Pedrouzo.

Hospedagem: Albergue com instalações boas, diária de 8 Euros.
Comentários:  Caminhada leve, por trilhas bem arborizadas, muito movimento de peregrinos. A noite os bares lotados e muita festa, muitos peregrinos das mais diversas origens e também dos caminhos mais diversos, como por exemplo uma dupla de francesas que estavam percorrendo 2.500 KM desde o interior da França.













Etapa Sobrado dos Monxes a Arzúa



 Dia: 19/10

Percurso:  22 KM com a maioria do percurso pelas trilhas do caminho.

Clima: dia de muito sol, mas de temperaturas amenas.
Duração: saída as 9:00 hr chegando as 14:00 em Arzúa.
Hospedagem: Hostal integrado ao albergue, 15 Euros a diária.
Comentários:  Percurso muito bonito e arborizado, caminhada leve. Arzúa é o ponto de encontro do Caminho do Norte com o Caminho Francês, o que proporciona o encontro de uma grande quantidade de peregrinos, quase todos oriundos do Caminho Francês. O albergue dispunha de maquinas de lavar e secar, então aproveitamos para colocar a roupa em dia. A noite vários restaurantes/pulperias especializados  em servir polvo, quem provou gostou.  Aqui encontramos novamente a família espanhola reunidos em mesa de bar.